A música não tem fronteiras, e prova disso é que o acordeonista e aluno do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fernando Ávila, segue percorrendo o mundo por meio do acordeon. Desta vez, ele foi jurado em duas competições internacionais, uma na República Tcheca e outra na Letônia. Em ambas, Czech Accordion Online Competition 2021 e Concord of Sounds, realizadas de forma virtual entre abril e maio, ele foi o único representante do Brasil.
O amor pelos livros manteve livraria durante a pandemia
Além de poder ouvir e avaliar mais de 100 crianças de países como Croácia, Eslováquia, Sérvia e Vietnã, ele também levou prêmios. Na competição da República Tcheca, o aluno dele, Raphael Duque, de Recife, ficou com medalha de prata na categoria Children II interpretando duas canções de Ávila: Aragana e Tango Pour Carla. Também no mesmo concurso, o polonês Nikodem Sobek levou medalha de prata na categoria Virtuoso interpretando Tango pour Carla – inclusive, esta obra no final do ano passado ficou em segundo lugar em um dos mais conceituados concursos de acordeon do mundo, o Trophée Mondial de L’Accordéon, na França.
– Para mim, foi uma grande experiência, uma satisfação enorme estar ao lado de acordeonistas e professores que são referências não só para mim, mas para o acordeon mundial, como Gorka Hermosa, da Espanha, e Viktor Romanko, da Rússia, além de outros nomes importantes – conta Ávila, orgulhoso de levar o nome de Santa Maria para fora do país.
Foto: arquivo pessoal Em ambos concursos, Ávila (à esq.) ficou ao lado de grandes nomes do acordeon mundial
O trabalho do acordeonista pode ser acompanhado no canal do Youtube Fernando Ávila.